domingo, 23 de agosto de 2009

O Movimento Hip Hop Que Nunca Tivemos... por Soba L




Neste Artigo Pretendo transcrever o meu humilde e modesto ponto de vista sobre a construção ideológica do nosso Movimento Hip Hop,porem farei antes de forma breve e geral uma abordagem sociológica sobre o contexto em que nasceu este movimento cultural que constituirá a 1º parte do artigo,e uma 2ª parte referente ao Movimento Hip Hop Angolano.“



Sem a construção ideológica na formulação de um movimento sócio-cultural, estaremos a edificar qualquer coisa de falso sem alicerces” Lembro-me de ter lido esta passagem de sua excelência Agostinho Neto, numa das suas memoráveis Obras literárias e a mesma catapultou-me a meditar sobre a construção ideológica do movimento Hip Hop Angolano.


Parte: I


O Hip Hop como movimento cultural nasceu nos Estados Unidos da América numa altura que o país atravessa um período negro da sua história, vigorava na altura um sistema político marcada pela institucionalização da exclusão social da comunidade Afro-americana.Esta segregação racial gerava efeitos nefastos e avassaladores nos seus destinatários negando-os o acesso á factores elementares e básicos da vida como: Direitos,Garantias,Saúde,Emprego digno e acima de tudo acesso á Instrução.Durante a vigência deste sistema de segregação e exclusão social,foi nascendo e crescendo na comunidade Afro-americana,um espírito de extrema insatisfação e protestos que mais tarde veio dar origem a pequenas organizações e movimentos de carácter político sócio-cultural que pretendiam de forma extruturada e sistemática organizar os seus ideias de liberdade com o intuito de formular-se uma insurreição generalizada para quebrar o “status quo”Esses movimentos,cooperativas e associações eram de carácter diversificado e abrangiam todas as áreas de actividade da comunidade Afro-america,desde a religião,música,danças e políticas. Todas estas áreas refletiam e exteriorizavam o espírito de insatisfação pelo sistema de segregação racial.Foi neste contexto nublado e conturbado da História Norte-america que nasceu nas comunidades Afro-americanas,diversos movimentos e géneros musicais como o Blues,Soul,Gospel,Punk,movimentos políticos como os Black Phanters, que refletiam não só o sofrimento vivido nas comunidades negras,mais também as alegrias e os sonhos de uma América Livre.Vários movimentos foram surgindo neste contexto,que posteriormente impulsionaram o surgimento da cultura Hip Hop,que por sua vez não esteve a margem desta realidade,surgindo também como um movimento,com várias expressões culturais entre as quais o elemento musical,marcado por rítimos fréneticos e poesias eloquentes que refletiam os problemas vividos na altura,assim como os sonhos,alegrias e ambições dos respectivos protagonistas.Ou seja havia naltura um conjunto de valores harmonicamente interrelacionados que constituíam um sistema que formulavam uma ideologia libertária,que caracterizava não só o Blues,Gospel,Jazz,Soul,Punk mais acima de tudo o Rap o elemento musical da cultura Hip Hop. Os Mcs ou simplesmente mestres de cerimónias eram verdadeiros missionários e profetas cujas poesias refletiam a tão almejada “Liberdade”.O Hip Hop tinham uma missão,os Mcs eram verdadeiros Missionários,visionários e profetas sociais,que ao lado de outras vozes política e religiosas da comunidade Afro,funcionavam como repórteres da comunidade,cujas reportagens musicais refletiam sempre as tristezas,alegrias e sonhos e acima de tudo a luz no fundo do túnel.O Movimento Hip Hop gerou uma febre “total” granjeando mérito por todos os lados em que era representado,e colecionando admiradores locais,regionais,estaduais e posteriormente internacionais.


Parte: II


O Movimento Hip Hop Angolano,enquadra-se no âmbito de expansão internacional que o movimento Hip Hop gerou durante a fase de desenvolvimento e crescimento vertiginoso da globalização cultural entre as nações. Angola não esteve a margem desta realidade,e foi nesse quadro que nos finais dos anos 80 e princípios dos anos 90,Angola é atingida pela tão aclamada “febre” do Hip Hop trazida pelos percursores e pioneiros deste Movimento no nosso país como Kool Klever,Phater Mac,Ssp.Samurai,Gmc,Afroketh e muitos outros. Segundo o Poeta “A notícia perde convicção com o tempo e distância” ou seja ao importar-se esta Cultura Hip Hop,que foi concebido e desenvolvido numa realidade social distinta da nossa perdeu-se alguns factores elementares e basilares que identificavam e caracterizavam esta cultura Hip Hop. Se nos Estados Unidos da América o movimento Hip Hop surgiu como meio de emancipação cultural em Angola o Hip Hop surgiu como uma moda. Moda essa que era seguida e aclamada por milhares de jovens que apesar da sua maioria estarem a margem da essência desta cultura,sentiam-se atraído por este movimento. “O People põe a mão no ar mais no fundo não compreende” esta frase de Kool Klever,expressava bem o quadro do nosso movimento Hip Hop.Nascendo Como “moda” o nosso Movimento Hip Hop teve desde a sua concepção e divulgação vários factores que desvirtuavam o carácter social e emancipador infringindo os princípios e normas básicas que sustentam a identidade do verdadeiro Hip Hop. O Hip Hop angolano nasceu como um “nado morto” que por insuficiências biológicas sempre esteve condenado a uma incubadora. Edificou-se uma realidade social sem precaver-se da sua construção ideológica como elemento de vector social. Dando assim ao Hip Hop Angolano um carácter meramente lúdico com o fim último de mero instrumento de entretenimento e o de amealhar alguns kwanzas.Durante anos á fio foram surgindo várias intervenções de figuras incontornáveis do nosso movimento Hip Hop,tais como: Mck,Grande L,Raf Tag,Hemoglobina. Matafrakuz e muitos outros,com o intuito de estruturar e consolidar esta corrente cultural. Mais como dizia o Poeta “uma só andorinha não faz a primavera” ou seja a mediocridade mostrou-se invencível pois os medíocres são a maioria.Com quase 20 anos de Hip Hop em Angola é chegada á altura dos balanços e consultas ao barómetro para vermos se houve progressos e evoluções ou retrocessos e estagnações. É chegada á altura de fazer-se perguntas e responder-se as dúvidas e reticências. Qual é o papel Do Hip Hop No nosso meio social ? Quantas batalhas sociais foram ganhas por este movimento cultural ? Quem são os nossos mestres de cerimónias visionários,activistas e profetas ?Qual é a Missão Dos Mcs Angolanos ? O Que é na verdade ser uma mestre de cerimónia ?São essas e muitas outras perguntas que merecem respostas por parte de todos nós que nos sentimos ligados á este movimento como músicos,colunistas,dançarinos e consumidores no geral. “Hoje em dia tudo mudou o falso é aplaudido iludido por um público sem conhecimento adquirido,espero pelo regresso do Hip Hop ao seu estado Natural” Bob Da Rage Sense“Sem a construção ideológica na formulação de um movimento sócio-cultural, estaremos a edificar qualquer coisa de falso sem alicerces” Deja VuPs: Recomendo á todos os amantes do Hip Hop,a consultarem e interpretarem a Declaração Universal De Hip Hop assinada a 16 De Maio de 2001,Em Nova York pela U.N.E.S.C.O (ONU) impulsionada pelo activista,filósofo e rapper Krs One,Pop Master Flabs,Mc Daniels,Africa Bambaataa,Harry Allen e muitos Outros.


Lenny aka Soba L

Jurista

Geração D´ouro Do Xangongo

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